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5 de jun. de 2009

Crescimento x Crise


Texto redigido por Luiz Augusto Lobão Mendes
Professor da FDC (Fundação Dom Cabral)


Não é habitual as Organizações terem uma estratégia de crescimento devidamente planejada e sustentada.
É um dado preocupante e, acima de tudo, real. Em diversa conversas que tenho com presidentes e diretores
de empresas, durante o período de “arrefecimento econômico”,
os Gestores atravessam 3 fases distintas: negação, reação exagerada com “cortes”
excessivos e nocivos ao bom funcionamento da Empresa e, por último - quando começam
a haver sinais de recuperação - assiste-se ao que poderíamos chamar esbanjamento.

Empresas que não tenham planejado, em devido tempo, o seu posicionamento estratégico irão,
obrigatoriamente, fazê-lo em tempo de crise ou, até mesmo, recessão profunda. Este fator conduz,
invariavelmente, a mudanças significativas dentro da Organização, com as conseqüências que são,
infelizmente, do nosso conhecimento: redução abrupta do investimento e descapitalização do Ativo Humano da Empresa,
mediante demissões mais ou menos numerosas.

A adoção de medidas drásticas para controlar os custos revelar-se-á, a médio/longo prazo uma estratégia
profundamente errada. É crucial que os Gestores atuem de uma forma consistente e estável, no que concerne
à política de investimentos em recursos Humanos e Materiais, quer em momentos de “euforia”, quer em momentos
e “depressão”.

Sem sombra de dúvida, as Empresas que ressurgirão mais fortes deste período conturbado serão
aquelas que conseguirem fazer da incerteza uma vantagem competitiva. Consolidarão o seu
posicionamento no Mercado através de investimentos na sua esfera específica de intervenção,
dotando-se de mais capacidade e, porque não, de maior Qualidade.
Investirão em aquisições “baratas”, dentro do seu core business,
para conquistar quota de Mercado e garantir posições de liderança. Evitarão, a todo o custo,
diversificar as suas atividades, pois, tal estratégia, a verificar-se,
enfraqueceria de uma forma dramática o seu foco principal, ou seja, o seu negócio.




Um comentário:

  1. parabens ai brother, pela reportagem que voce publicou, um grande abraco e vamos divulgar mais este blog ok?


    Ass. Deivison

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